Catálogo Nacional de Compras Públicas

:: Acesso ao CNCP


O acesso ao Catálogo Nacional de Compras Públicas (CNCP) é facilitado:

  • Às entidades compradoras vinculadas ao Sistema Nacional de Compras Públicas (SNCP);
  • Às entidades compradoras voluntárias;
  • Aos fornecedores de bens e prestadores de serviços que sejam co-contratantes nos Acordos Quadro celebrados pela Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P..

Desde 23 de Setembro de 2009, os acessos ao CNCP são regidos única e exclusivamente pelo Sistema de Autenticação e Credenciação da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (SAC). O SAC centraliza todos os pedidos de acesso às ferramentas disponibilizadas no âmbito do Sistema Nacional de Compras Públicas. Além de aumentar a segurança nos acessos, possibilita a existência de um único processo de credenciação de Organismos Públicos ou Entidades privadas perante a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P..


Para efetuar o pedido de acesso ao CNCP, é necessário proceder ao preenchimento do Pedido de Credenciação no SAC, selecionando o CNCP na última área do formulário. Após o seu preenchimento, impressão e aposição de selo branco ou similar, deverá o mesmo ser enviado por carta para a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P..


Após receção do formulário pela Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P., o processo passa por duas fases distintas:

  • Credenciação: Os dados relativos à Entidade e à Pessoa são verificados;
  • Validação: A Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. confirma se a Entidade pode efetivamente utilizar o CNCP.

O acesso ao CNCP apenas é concedido se ambas as fases anteriormente descritas forem concluídas com sucesso. É enviada uma mensagem de correio electrónico a notificar a Pessoa da ativação do acesso.


Para casos em que a credenciação já foi efectuada, o SAC disponibiliza ainda formulários de Pedido de Acesso a Aplicação (caso já tenha acesso a outra aplicação que não ao CNCP) e Pedido de Re-Credenciação, este último para permitir a credenciação da mesma pessoa por múltiplas Entidades. Ambos os formulários estão acessíveis após autenticação no SAC.


Hiperligações rápidas:


© 2013 eSPap, IP. Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública. Todos os direitos reservados.
Este portal está otimizado para uma resolução de 1024x768, tendo o browser de aceitar cookies e javascript.